Problemas de um torno mecânico
Durante o trabalho em um torno mecânico, podem-se ocorrer adversos problemas e temos que estar preparados para estas situações.
Irei citar 10 problemas que podem ocorrer em um torno mecânico:
• O avanço automático não funciona no sentido X.
• A refrigeração não funciona.
• Peças usinadas entre pontas não ficam paralelas.
• O avental do torno travou.
• O avanço automático não funciona.
• O eixo árvore não entra em movimento.
• As roscas não saem no passo correto.
• A placa não esta fixando as peças.
• A torre não está fixando as ferramentas.
• As peças usinadas não ficam paralelas.
Soluções para problemas citados.
O avanço automático não funciona no sentido X, nesse caso deve-se, verificar se não existe nenhuma engrenagem quebrada, verificar se o torno está devidamente limpo e lubrificado e verificar se nenhum pino de segurança se rompeu.
A refrigeração não funciona, nesse caso deve-se, verificar se há óleo solúvel no reservatório, verificar se a bomba está devidamente ligada, verificar se a bomba ou o canal de refrigeração não estão entupidos e verificar se a bomba não está queimada.
Peças usinadas entre pontas não ficam paralelas, nesse caso deve-se, verificar o alinhamento da máquina, verificar se as ferramentas, torre e placa estão bem fixas, verificar se não existe desgaste no barramento, verificar se não existe folga no cabeçote móvel e verificar se o cabeçote móvel está devidamente alinhado.
O avental do torno travou, nesse caso deve-se, verificar se não existe nenhuma engrenagem quebrada, verificar se o torno está devidamente limpo e lubrificado e verificar se nenhum pino de segurança se rompeu.
O avanço automático não funciona, nesse caso deve-se, verificar se as engrenagens estão em suas devidas posições, verificar se não existe desgaste na barra sextavada ou no eixo com sextavado interno do avental e verificar se não existem desgastes na cremalheira ou rodas dentadas que transferem o movimento rotativo para linear.
O eixo árvore não entra em movimento, nesse caso deve-se, verificar se as ligações do motor estão corretas, verificar se as engrenagens estão em suas devidas posições e verificar se a alavanca que liga o eixo árvore não está solta.
As roscas não saem no passo correto, nesse caso deve-se, verificar se as engrenagens estão em suas devidas posições, verificar se não existe desgaste no fuso e verificar se a torre está devidamente fixada.
A placa não esta fixando as peças, nesse caso deve-se, verificar se não há desgaste nas castanhas e verificar se a estrutura interna da placa não esta danificada.
A torre não está fixando as ferramentas, nesse caso deve-se, verificar se os parafusos não estão gastos ou quebrados e verificar se não existe desgaste na estrutura da torre.
As peças usinadas não ficam paralelas, nesse caso deve-se, verificar o alinhamento da máquina, verificar se as ferramentas, torre e placa estão bem fixas e verificar se não existe desgaste no barramento.
Mas para você não ser pego de surpresa o melhor negocio é ter um planejamento de manutenção.
A manutenção é utilizada em todo tipo de empresa para evitar possíveis falhas e quebras em máquinas e instalações, entre outros.
Ela é importante para dar confiabilidade aos equipamentos, melhorar a qualidade e até para diminuir desperdícios.
Há vários tipos de manutenção que podem ser empregados, como a planejada e a preventiva, por exemplo.
O importante é ter em mente que a máquina não vai funcionar para sempre. E que a "escolha" de quando isso vai acontecer pode ser decisão da empresa.
A manutenção deve ser uma política da empresa. Para isso, é preciso dar atenção a dados técnicos e econômicos. A escolha de como e quando fazê-la é gerencial.
Implantar e praticar a engenharia de manutenção significa uma mudança cultural para a maioria das empresas. Significa deixar de ficar consertando continuamente, para procurar as causas fundamentais e gerenciá-las.
Qual importância da manutenção?
Aumenta à confiabilidade, a boa manutenção gera menos parada de máquinas.
Melhora a qualidade, máquinas e equipamentos mal ajustados têm mais probabilidade de causar erros ou baixo desempenho e podem causar problemas de qualidade.
Diminuem os custos, quando bem cuidados, os equipamentos funcionam com maior eficiência
Aumenta a vida útil, cuidados simples, como limpeza e lubrificação, garantem a durabilidade da máquina, reduzindo os pequenos problemas que podem causar desgaste ou deterioração.
Melhora a segurança, máquinas e equipamentos bem mantidos têm menos chance de se comportar de forma não previsível ou não padronizada, evitando assim, possíveis riscos ao operário.
Por isso é bom ter um plano de manutenção preventiva (MP) em sua empresa.
Manutenção preventiva é manutenção realizada com a intenção de reduzir ou evitar a quebra ou a queda no desempenho do equipamento.
Para isso, utiliza-se um plano antecipado com intervalos de tempo definidos.
Aqui, os cuidados preventivos servem para evitar quebras ou falhas.
Onde utilizar a manutenção preventiva?
Onde não for possível fazer a manutenção preditiva (manutenção continua);
Se houver riscos de agressão ao meio ambiente;
Nos equipamentos fundamentais;
Nos sistemas complexos e/ou de operação contínua (linhas de acabamento de superfície, por exemplo);
Quando o equipamento possuir aspectos relacionados com a segurança pessoal ou da instalação.
A seguir temos um exemplo de planilha de uma MP em um Torno Mecânico
Manutenção preventiva de moldes de injeção
Aspectos gerais:
Os moldes de injeção devem ser usados de uma forma otimizada em termos econômicos e em longo prazo. Por conseguinte, é necessário ter o máximo cuidado com os moldes, numa tentativa de evitar a ocorrência de quaisquer danos imprevistos.
Quando uma empresa funciona com base em critérios fundamentalmente econômicos (rentabilidade econômica), torna se essencial levar a cabo uma manutenção planeada e preventiva dos moldes de injeção.
As tarefas de manutenção que o formando deve ser capaz de executar no final desta formação são as seguintes:
• Detectar e consertar antecipadamente danos em moldes de injeção;
• Prever o desgaste de moldes de injeção durante a construção dos mesmos e reduzi-la/o através de medidas de prevenção construtivas;
• Evitar danos através do recurso antecipando procedimentos de manutenção;
• Trabalhar de forma adequada e frutífera com os cartões de identificação de moldes que acompanham os moldes.
DEFINIÇÕES:
Manutenção: medidas para conservar e/ou reparar o estado nominal de um dispositivo técnico e avaliar o seu estado real.
As seguintes medidas fazem parte do processo de manutenção:
Inspeção
Serviço de manutenção
Reparação
Inspeção: Medidas de avaliação do estado real de um molde de injeção.
Serviço de manutenção: Medidas de conservação do estado nominal de um molde de injeção.
Reparação: Medidas de reparação/restauro do estado nominal de um molde de injeção
INSPECÇÃO
Os moldes de injeção devem ser inspecionados com intervalos regulares.
A pessoa que define os intervalos de inspeção é o projetista do molde em conjunto com o operário, de acordo com o estado de qualidade do molde e da peça.
As possibilidades de inspeção têm de ser incluídas no projeto do molde.
Importa destacar as seguintes:
Abertura para inspeções relativamente ao vazamento das agulhas de fecho em sistemas de canais quentes. Esta é uma forma de verificar se o sistema continua vedado.
Revestimento da superfície da cavidade com duas camadas sobrepostas de PVD, cada uma delas com cor diferente. O desgaste (a abrasão) é observável, quando a camada de base se torna visível.
Inspeção dos cabos e conectores elétrico.
Os intervalos de inspeção são registrados por escrito no cartão de identificação do molde e têm de ser cumpridos pelos operadores das máquinas. Além disso, este cartão também serve documentar tudo o que tem de ser inspecionado, bem como o resultado da inspeção. O cartão de identificação de um molde também deve conter a seqüência dos passos subseqüentes. Depois disto, segue-se o serviço de manutenção ou a reparação.
SERVIÇO DE MANUTENÇÃO
As medidas relacionadas com o serviço de manutenção são, entre outras, as seguintes:
Limpeza da cavidade;
Limpeza das peças internas do molde (exemplo: gaveta, saídas de ar, sistema de canais quentes);
Lubrificação das guias e componentes móveis;
Alinhamento de conectores elétricos (exemplo: controlo dos canais quentes, vigilância do disjuntor da extremidade).
As tarefas devem ser atribuídas aos operadores das máquinas. De referir que o controlo destas tarefas deve ser executado através do uso do cartão de identificação do molde que o acompanha – trata-se de uma espécie de cartão de manutenção do molde. De vez em quando, este cartão tem de ser examinado pelo gerente da unidade fabril.
Os operadores das máquinas têm de ser submetidos a uma formação específica para que possam executar estas tarefas. Na formação aprendem porque é que esta manutenção é fundamental, qual é o significado do cartão de identificação de um molde e como se usa o cartão de identificação de um molde de forma adequada. Além disto, também aprendem como devem transmitir informação.
CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO DE UM MOLDE
A superintendência de medidas de manutenção de acordo com uma calendarização será mais eficaz quando se elabora e controla um cartão de identificação para cada molde.
Este cartão de identificação do molde contém dados relativos às inspeções e ao trabalho de manutenção feito no molde.
Para além do ciclo de manutenção normal, devem ser mencionadas:
Reparações;
Alterações de acordo com as vontades dos clientes (alterações ao catálogo)
Quantidade de peças produzidas até à data.
A fim de garantir uma boa produção, uma vida longa do molde, e evitar custos mais altos com reparações, deve conceber-se um plano de manutenção específico para cada molde. Este plano constitui uma parte do cartão de identificação do molde (ou seja, é uma espécie de “currículo vitae” do molde). Consulte a lista de verificação para a manutenção de um molde (exemplo).
O cartão de identificação de um molde contém ou pode conter:
• Descrição geral do molde;
• Especificações e designações;
• Pesos, dimensões;
• Área de injeção projetada, força de aperto;
• Quantidade de cavidades e o tipo de molde (gaveta, 2k, …);
• Fabricante do molde e componentes do molde;
• Dados relativos ao material plástico com o valor de encolhimento/contração;
• Dados relativos aos tipos de aço da cavidade do molde e ao tratamento térmico – sobretudo a temperatura de têmpera
• Descrição da função;
• Os planos de controlo da temperatura de todas as peças do molde,
• Descrição geral dos canais quentes;
• Descrição e posição das zonas de aquecimento e dos sensores com planos de ligação;
• Dados relativos às inspeções;
• Dados relativos ao serviço de manutenção;
• Documentação de todas as alterações e reparações (veja-se a figura representativa de um exemplo de um cartão de identificação de um molde).
Figura: Exemplo de um cartão de identificação de um molde.
Figura: Plano do controle da temperatura.
(Topo da página: lado de fecho; Fundo da página: lado do bico)
Figura: Descrição de um sistema de canais quentes.
Figura: Descrição de um sistema de canais quentes – plano dos sensores da temperatura.
LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA A MANUTENÇÃO DE MOLDES
Quando, durante uma inspeção ou um serviço de manutenção, se concluir que o molde deve ser submetido a uma reparação, alteração ou otimização, é essencial documentar este evento por escrito no cartão de identificação do molde. Em seguida, faz-se a programação da operação sugerida.
Para que a manutenção seja convenientemente executada, existem listas de verificação, que fazem parte do cartão de identificação do molde.
Nem todos os moldes requerem planos ou listas de verificação tão extensa, mas apenas as operações essenciais. Além disso, importa notar que estas listas contêm, geralmente, os nomes das pessoas que têm de executar os serviços.
O serviço de manutenção ocorre dentro de intervalos claramente definidos, sempre após a conclusão de uma série.
EXEMPLO DE UMA LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA A MANUTENÇÃO DE MOLDES:
REPARAÇÃO
Se forem detectados danos durante a inspeção, recomenda-se a imediata reparação dos mesmos.
Determinadas peças sujeitas ao desgaste podem ser substituídas de acordo com o plano, como, por exemplo, as gavetas, as guias, os injetoras principais, os elementos deslizantes.
Esta substituição faz parte da manutenção preventiva. Os intervalos têm de ser determinados de acordo com o molde em questão e as suas características. De qualquer modo, peças que quebram com maior probabilidade têm de ser armazenadas num stock de peças sobresselentes.
Com o desgaste periódico, é essencial verificar se os elementos do molde têm de ser submetidos a uma revisão em termos de projeto, numa tentativa de aperfeiçoá-los ou fortalecer. O fabricante e o projetista do molde devem ser informados a este respeito.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Para uma manutenção preventiva eficaz é fundamental ter-se uma visão de conjunto sobre os danos que ocorrem com mais freqüência. Estes danos devem ser avaliados estatisticamente para que seja possível localizar pontos fracos de modo sistemático. Projetos futuros não devem conter as falhas antigas. Neste contexto importa igualmente referir que as peças sobresselentes podem ser disponibilizadas de uma forma selecionadas.
Além disso, é possível derivar daqui a forma como se organiza uma oficina de reparações e quais as máquinas e ferramentas necessárias.
Nem sempre é rentável instalar uma oficina de reparações moderna, sobretudo se não for usada a tempo inteiro.
Por conseguinte, a decisão deve ser tomada após um estudo de viabilidade econômica.
Mecânica feita com melhor qualidade
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