sábado, 4 de setembro de 2010

Calculando a aproximação do anel graduado continuação

  Voltemos, então, à empresa citada no início da aula. Vamos supor que você tenha de montar o conjunto abaixo.
                                

  Nesse conjunto, o diâmetro do furo da coroa deverá ser 0,05 mm menor do que o diâmetro do eixo. Seu problema é descobrir a quantos graus a coroa deve ser aquecida para se obter o encaixe com o aperto desejado.
  Você já sabe que tem de aplicar a fórmula DL = a ·Li· Dt. Você sabe também que o elemento que deverá ser aquecido é a coroa (que tem o furo). O valor obtido para a variação de temperatura (Dt) é o valor que deverá ser somado à temperatura que a coroa tinha antes de ser aquecida. Essa temperatura é chamada de temperatura ambiente. Vamos supor que a temperatura ambiente seja 20º C.
  Primeiro, você analisa as medidas do desenho. A medida disponível é o diâmetro do eixo. Porém, a medida que você precisa para o cálculo é o diâmetro do furo da coroa. Como o diâmetro do furo da coroa deve ser 0,05 mm menor do que o diâmetro do eixo, a medida necessária é o diâmetro do eixo menos 0,05 mm, ou seja:

                                                        Li = 50 - 0,05 = 49,95 mm

  Outro dado de que você precisa é o valor do coeficiente de dilatação para o aço. Este você encontra na tabela que já apresentamos nesta aula. Esse valor é 0,000 012.
  E, por último, você tem DL, que é 0,05 mm.
  Então, você monta a fórmula:

Recordar é aprender


Lembre-se de que, em Matemática, uma fórmula pode ser reescrita para  se descobrir o valor procurado. Para isso, você tem de isolar o elemento cujo valor você não conhece. Assim, a fórmula original
DL = a ·Li· Dt  pode ser reescrita:
Substituindo os elementos da fórmula pelos valores, você terá:









  Assim, para obter o encaixe com ajuste forçado desse conjunto, você precisa aquecer a coroa à temperatura de 83,4ºC mais 20ºC da temperatura ambiente.
  Logo, a coroa deverá ser aquecida a 103,4ºC.





Nenhum comentário:

Postar um comentário